Jogos educativos: uma maneira divertida de aprender

Tanto pais quanto educadores sabem que as crianças e adolescentes gostam muito de jogos. E na internet há uma infinidade deles, para todas as idades e gostos disponíveis. Por isso, na coluna dessa semana falo sobre os jogos, em especial sobre os educativos, pois proporcionam uma forma prazerosa, interessante e desafiante de aprender.

Para crianças em idade pré-escolar indico o site “Discovery Kids Brasil”, pois é de fácil navegação para crianças. Nele os jogos educativos estão separados em quatro temas: música, criatividade e desenho, natureza, corpo e habilidades. Lá você encontra jogos como: jogo da memória, jogo das profissões, jogos para aprender inglês, entre muitos outros. Destaco o jogo “Vamos Reciclar” que ensina a criança a escolher o local certo para colocar os diferentes tipos de lixo.

Outro site muito bom é o “Nova Escola”, com jogos separados por faixa etária e por assunto. Há aqueles que ensinam a criança a desenvolver estratégias para resolução de problemas, treinam as operações matemáticas e a língua portuguesa, desenvolvem a memorização. Há também os que podem ser utilizados para formação de professores.

No site “Educar para Crescer” você encontra jogos como: o “Jogo das Palavras” para treinar o RR, o SS e outras regras da língua portuguesa, o “Jogo do Hífen” e o “Jogo da Acentuação” , todos eles podem ser utilizados treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Por fim, recomendo o “Portal do Professor”, pois nele há uma variedade de indicações de sites de jogos nas mais diversas áreas: matemática, língua portuguesa, ciências e história.

Essa é a dica da semana, espero que aproveitem, pois os jogos educativos são uma excelente e divertida forma de aprender.

Anúncios

About claudiadamatta

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEaD. Também coordena os trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE). É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Esta entrada foi publicada em Educação, Games, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s