Cursos gratuitos de graduação e pós-graduação são oferecidos pelo sistema UAB

Entre os dias 8 e 11 de setembro estive em João Pessoa, capital da Paraíba, no Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil para discutir a Educação a Distância nas instituições públicas de ensino.

A Universidade Aberta do Brasil, UAB, é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Entre os cursos oferecidos estão os bacharelados, licenciaturas, tecnólogos e especializações voltados para formação inicial e continuada de professores da educação da rede pública de educação básica e para o público em geral interessado. Há também especializações do programa Mídias na Educação, o objetivo de proporcionar formação continuada voltada ao uso pedagógico, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. Há oferta do curso de graduação em Biblioteconomia destinado à formação de quadros de apoio nos polos UAB. Há oferta de especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC). E por fim, há oferta de cursos de graduação e pós-graduação do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, conforme informa o site da Capes.

Esses cursos a distância ofertados pelas instituições públicas de ensino superior integrantes da UAB são gratuitos e de qualidade. Esses cursos tem o mesmo reconhecimento dos cursos feitos nas próprias instituições públicas.  Para saber mais sobre a oferta de cursos da região acesse o site da Capes. Há também uma página da UAB do polo de São José dos Campos no Facebook. Não vou colocar o link aqui, pois é muito longo, mas basta procurar nesta rede social que você irá achar. Caso não consiga me envie um e-mail eu lhe respondo.

Anúncios

About claudiadamatta

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEaD. Também coordena os trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE). É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s