Grupos de discussão na Internet

Como já havia falado anteriormente, participo de uma rede social chamada Skoob e de alguns interessantes grupos de discussão.  Um deles, chamado “Divas”, é voltado para mulheres com mais de 40 anos. Gosto de ler os comentários e de dar contribuições para o grupo. Há também nesse grupo, um item chamado desafios. Ao participar de um desses desafios, acabei ganhando um livro bem interessante que enviaram para minha casa. Fiquei feliz, pois foi a primeira vez que ganhei algo. Nem nos bingos feitos na casa de amigos ou parentes costumo ser bem sucedida neste tipo de brincadeira.

Acho interessante o rumo que a internet vem tomando. Um deles é a construção do conhecimento em rede. Hoje ela se constitui em um espaço no qual são disponibilizados conteúdos de forma livre e aberta, acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Se bem que isto é discutível, pois há muitas pessoas que ainda não tem acesso a essa tecnologia.

Nessa rede há uma infinidade de grupos de discussão sobre os mais variados assuntos. Acredito que a característica principal desses grupos é o fato de permitir um engajamento ativo de dezenas ou centenas de pessoas que auto-organizam sua participação de acordo com suas metas, conhecimentos prévios, habilidades e interesses comuns.

Acredito que os grupos de discussão na internet representam um passo muito grande na maneira de construir conhecimento e de aproveitar as novas tecnologias da informação e comunicação para o aprendizado, a reflexão, o debate e o respeito a ideias divergentes das nossas. Com isso, as pessoas se tornam muito mais ativas e responsáveis por seu aprendizado, podendo explorar um vasto universo de informações, a qualquer hora, em qualquer lugar, além dos espaços físicos de suas casas, ou dos limites de suas cidades.

Essa é a dica dessa semana: procure um grupo de pessoas com o qual se identifique e debata com eles assuntos de interesse comum.

 

Anúncios

About claudiadamatta

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEaD. Também coordena os trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE). É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s