Internetês e seu contexto

É tão interessante ver a forma que um nativo digital, o adolescente,se comunica pela Internet. Se você ainda não viu como ele a faz, recomendo quevocê veja como a troca de mensagens ocorre e como eles criam novas palavras.
O uso das tecnologias da informação e comunicação influencia nossa forma de trabalhar, de aprender, de relacionar-se e principalmente de se comunicar. Enfim, essas novas tecnologias mudaram nossa maneira de viver.
Dentre essas mudanças tem surgido uma linguagem própria de comunicação na rede, o“internetês”. Utilizadocomo forma de comunicação rápida, principalmente para o envio de mensagens instantâneas, este tipo de comunicação tem se tornada cada vez mais comum. Uma linguagem com muitas palavras escritas num dialeto próprio, como “vc”, “hj” e “xau”.
Algumas pessoas questionam se este é mais um estilo de escrita ou uma forma incorreta de escrever.Eu, particularmente, utilizo pouco e somente para envio de mensagens pelo WhatsApp.Acredito que esse seja um tema polêmico.
Para ambientes corporativos, julgo que seja inapropriado utilizar este tipo de linguagem, pois é muito informal.
Algunseducadores me perguntam se podemos utilizar o “internetês” no ambiente educacional, para se comunicar com oaprendiz. Acredito, sim, que a linguagem precisa estar próxima ao interlocutor, porém ainda não podemos trazer para a sala de aula uma comunicação tão informal.Devemos nos lembrar que no meio acadêmico existe um estilo de escrita mais formal.
É importante que você reflita antes de usar esta ou àquela linguagem. É importante que fiquemos atentosao contexto em que estamos inseridos e para quem estamos destinando nossa mensagem. Assim, podermos escolher entre a linguagem formal ou informal.

Anúncios

About claudiadamatta

Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância - NEaD. Também coordena os trabalhos de conclusão de curso do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE). É especialista em design instrucional. Possui experiência em Design Instrucional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de cursos virtuais, estudo das novas tecnologias da informação e comunicação e mídias para EaD. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s